- PRADO, Ana Paula & MESSA, Eric. "A responsabilidade dos creators com sua comunidade". Portal YouPix. São Paulo: YouPix, 17/02/2023. LINK: https://medium.youpix.com.br/a-responsabilidade-dos-creators-com-sua-comunidade-a3832c3bac68
- MESSA, Eric. Marcas Como Agentes de Sentido. In: TERRA, Carolina; DREYER, Bianca; RAPOSO, João Francisco. (org.) Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: E. Summus, 2021, pág. 181-193. ISBN: 9786555490398
- MESSA, Eric. “O papel das marcas na vida das pessoas.” Jornal Meio e Mensagem, ano XLIII, núm.: 1944, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 25/01/2021.
- MESSA, Éric. "Minha contribuição para uma reflexão sobre o boicote das Marcas ao Facebook". Portal online UOL, seção Midia & Mercado. São Paulo: UOL, 03/07/2020.
- "Por uma comunicação agnóstica de mídia". Jornal Meio e Mensagem, ano XLI, núm.: 1829, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 24/09/2018.
- "Calma Gama, não desanime quem vem por aí". Portal online do jornal Meio e Mensagem. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 20/12/2017.
- Tendências de 2017 em Digital e Social Media. QSSM, 12/2016. [versão html]
- "Um novo modo de consumo de notícias". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVII, núm.: 1698, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 22/02/2016. [versão html]
- "’A mídia social acabou’ foi só uma frase de efeito". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVII, núm.: 1657, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 27/04/2015.
- "YouTube: a nova plataforma de entretenimento para as massas”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm: 272, pág.: 34-38, 04/2014.
- "Nas redes sociais ainda somos adolescentes". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIV, núm.: 1551, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 18/03/2013. [versão html] "Mais sobre o pensamento em rede". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIV, núm.: 1546, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 11/02/2013. [versão html]
- "Reciclar o conhecimento para inovar". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIV, núm.: 1543, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 21/01/2013. [versão html]
- "Maceió é um Facebook a céu aberto". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIV, núm.: 1539, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 10/12/2012. [versão html]
- "Is this real life?". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1523, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 20/08/2012. [versão html]
- "Não atiraram o pau no gato?". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1519, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 23/07/2012. [versão html]
- "Foi você quem vazou aquelas suas fotos no Facebook?". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1511, pág. 09. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 28/05/2012. [versão html]
- "Estamos conversando através de imagens". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1507, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 30/04/2012. [versão html]
- "É Fácil Falar...". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1503, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 02/04/2012. [versão html]
- "A era dos dispositivos móveis". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1499, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 05/03/2012. [versão html]
- "É mês de Carnaval e Super Bowl". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1495, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 06/02/2012. [versão html]
- "Cinco itens essenciais (parte 2)". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1491, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 09/01/2012. [versão html]
- "Cinco itens essenciais do digital (parte 1)". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1487, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 28/11/2011. [versão html]
- "Há algo de Woodstock na cultura digital". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1483, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 31/10/2011. [versão html]
- "O buraco é mais fundo". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1479, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 03/10/2011. [versão html]
- "Jantares Inteligentes". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1475, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 05/09/2011. [versão html]
- "Os Jetsons!". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1471, pág. 08. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 08/08/2011. [versão html]
- "Os publicitários cansaram de fazer propaganda". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1467, pág. 10. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 11/07/2011. [versão html]
- "Agências de Publicidade e seus clientes marcam presença na FAAP”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm:238, pág.:56-58, 06/2011.
- “Trocando tweets com meus alunos". Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1463, pág. 08. São Paulo: Meio e Mensagem, 13/06/2011. [versão html]
- "Quatro apontamentos sobre a supervalorização das Mídias Sociais" . Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1459, pág. 16. São Paulo: Meio e Mensagem, 16/05/2011. [versão html]
- "Marcas". In: BRAMBILLA, Ana. (org.) Para Entender as Redes Sociais. São Paulo: 2011, pág. 70-75. [versão PDF]
- “Eu sei o que você fez no verão passado”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1455, pág. 12. São Paulo: Meio e Mensagem, 18/04/2011. [versão html]
- “Em busca de um estágio.”, Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, núm:233, pg.:70-71, 01/2011.
- “Mídia out of home já era?”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXII, núm.: 1428, pág. 47. São Paulo: Meio e Mensagem, 27/09/2010. [versão html]
- "A repercussão da 32a Semana da Comunicação nas redes sociais”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm:218, pág.:28, 10/2009.
- “Como melhorar a interatividade com os leitores do seu blog”. Blog da Nimbuzz, São Paulo (SP), visitado em 30/04/2009.
- “Como anda a reputação da sua marca?”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 10/02/2009. [versão html]
- "Social Media na 31a Semana da Comunicação”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm:206, pág.:42, 11/2008.
- “Criatividade no conteúdo e no formato”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 16/09/2008. [versão html]
- “Uma filosofia dos meios digitais”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 31/03/2008. [versão html]
- “Tendências 2008: Twitter e Blogs”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 26/02/2008. [versão html]
- “Aspectos da hiperimagem em AlletSator”. In: Revista Cibertextualidades, número 2, "Ciberdrama e Hipermédia", org. Rui Torres e Luís Carlos Petry, pág. 129-134. Porto: Ed. UFP, 2008. [versão html]
- “Vivemos em plena era da exposição”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 14/01/2008. [versão html]
- “Por que a publicidade digital não cresce?”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 18/10/2007. [versão html]
- “Consumidor ganha poder através dos blogs e redes sociais”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 19/09/2007. [versão html]
- “A blogosfera e os quatro pilares de uma (des)conferência”. Portal JumpExec, São Paulo, visitado em 20/08/2007. [versão html]
- "Hiperimagem: A imagem em hipermídia aplicada no conhecimento científico". São Paulo: PUC/SP, 2007. Dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica.
- “Serviço oferece ligações gratuitas para telefones fixos em todo o Brasil”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 3, 09/05/2006. [versão html]
- "A Imagem Sensível”, Revista FACOM, São Paulo: FAAP, pág. 20, núm:15, 2o sem/2005. [versão html]
- "Ilustrando em Revista”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm:163, pág.:24, 04/2005.
- “Solução para a pirataria?”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 4,5, 29/03/2005. [versão html]
- “Freedows busca semelhança com Windows”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 3, 22/03/2005. [versão html]
- “Software livre para Windows conquista usuários”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 4, 22/02/2005. [versão html]
- “Saber Global 2004, na teoria e na prática”, Informativo Redemoinhos, São Paulo: USP-SP, Cidade do Conhecimento, visitado em 17/12/2004. [versão html]
- “O sucesso do desenho animado na internet”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 6, 22/06/2004. [versão html]
- “Começa a era do software social”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 6, 13/07/2004. [versão html]
- “A linguagem da Cultura Digital em Kill Bill”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Cultura, pág.: 2, 21/05/2004. [versão html]
- “Portais de Networking: a nova onda da internet”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 6, 20/04/2004. [versão html]
- “Google e a polêmica da privacidade”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 3, 11/05/2004. [versão html]
- “Educação e Tecnologia.”, Revista Ensino Superior, São Paulo: Ed. Segmento, ano 5, núm.: 53, pág.: 33, 02/2003. [versão html]
- "Os Desafios da Educação à Distância”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP/DVS Editora, núm:129, ano XIV, pág.:41, 05/2002. [versão html]
- "O uso das Novas Tecnologias na Educação”, Revista FACOM, São Paulo: FAAP, núm:10, 1o sem/2002.
- “e-Business: a aplicação prática do Business Intelligence”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP, núm:131, pág.:54, 07/2002. [versão html]
- "MTE: gerando resultados para o professor e a instituição”, Revista Qualimetria, São Paulo: FAAP, núm:146, pág.:42, 10/2003.
artigos & cia.
artigos / opiniões / etc.
resenhas / críticas / etc.
- “Livro retrata a situação do ensino no Brasil na área de TI”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: ACSP, Cad. Informática, pág.: 21, 28/06/2005.
- “Tome as primeiras lições de webdesign”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 06/09/04.
- “Tecnologia permite novo jeito de aprender”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 16/08/04.
- “Obra serve de guia para usar Dreamweaver”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 26/07/04.
- “Internet estimula uma revolução nos negócios”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, pág.: 5, 20/04/2004.
- “Adobe ensina truques do Photoshop CS”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 31/05/04.
- “O romance da cibercultura”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Cultura, pág.: 19, 13/02/04.
- “Obra reúne casos práticos de e-learning”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 12/04/04.
- “Crie uma estratégia para seu website”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 26/01/04.
- “Lições fornecem base para arte tecnológica”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 09/02/04.
- “Saiba como transformar um site estático”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 08/12/03.
- “Flash MX 2004 tem guia para iniciantes”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 29/12/03.
- “Programador pode dominar Actionscript”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 10/11/03.
- “Sociólogo reflete sobre a revolução da web”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 01/12/03.
- “Especialistas refletem sobre software livre”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 06/10/03.
- “A emergência das redes”, Jornal Diário do Comércio, São Paulo: Diário do Comércio - ACSP, Cad. Cultura, pág.: 20, 31/10/03.
- “Era digital transformou produção gráfica”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 08/09/03.
- “Conheça o consumidor brasileiro na web”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 22/09/03.
- “Guia oficial aborda detalhes do Flash MX”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 12/05/03.
- “Acrobat padroniza formato de documento”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 21/07/03.
- “Tecnologia traz mudanças na Educação”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 24/03/03.
- "Obra discute relação professor-aluno pela web”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I3, 02/12/2002.
- “Autor Nacional destrincha o Photoshop”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 11/11/2002.
- “Como entender o Consumidor de Tecnologia”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I3, 19/08/2002.
- "Grupos de interesse partilham conhecimento”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I3, 29/07/2002.
- “Guia ensina Flash MX passo-a-passo”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 27/05/2002.
- “Ferramenta ajuda a criar site interativo”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I8, 18/02/2002.
- “Como ensinar e aprender via internet”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 25/03/2002.
- “Obra premiada é lição de Corel Draw”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 04/02/2002.
- “Guia prático explora Dreamweaver MX”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I2, 14/04/2003.
entrevistas / citações / etc.
- MONTEIRO, Thaís. “Entre Algoritmos e Movimentos Espontâneos” Jornal Meio e Mensagem, núm. 2106, pág. 52. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 15/04/2024.
- PIO, Juliana. “As lições para o marketing com a cultura do cancelamento” Portal Exame, 21/12/2023. LINK: https://exame.com/revista-exame/o-marketing-na-era-do-cancelamento/
- “Influenciadores e jogos de azar: quais os limites da profissão?” Portal Exame, 20/12/2023. LINK: https://exame.com/marketing/influenciadores-e-jogos-de-azar-quais-os-limites-da-profissao/
- OREFICE, Giovana. “Vida Longa ou Sobrevida?” Jornal Meio e Mensagem, pág. 26-27. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 23/10/2023.
- CORT, Natalia Dalle. “TikTok impulsiona exportações da Skala, com projeção de alta de 45% no ano” Portal Invest News, 09/07/2023. LINK: https://investnews.com.br/negocios/tiktok-impulsiona-exportacoes-da-skala-com-projecao-de-alta-de-45-no-ano/
- FULGÊNCIO, Caio. “A atual relevância do Facebook para as marcas” Portal Meio e Mensagem. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 21/06/2023. LINK: https://www.meioemensagem.com.br/midia/a-atual-relevancia-do-facebook-para-as-marcas
- SCHNAIDER, Amanda. “Big techs são pressionadas a rever moderação de conteúdo” Jornal Meio e Mensagem, pág. 26-27. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 24/07/2023.
- MONTEIRO, Thaís. “Big techs entram em fase de adequação” Jornal Meio e Mensagem, ano XLV, núm.: 2040, pág. 32-34. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 12/12/2022.
- SACCHITIELLO, Bárbara. “Demissões e reavaliação de metas: o que acontece com as big techs?” Portal Meio e Mensagem. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 11/11/2022. LINK: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/11/11/o-que-acontece-big-techs.html
- SCHNAIDER, Amanda. “O limite do poder das redes” Jornal Meio e Mensagem. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 01/11/2021. LINK: https://websummit.meioemensagem.com.br/2021/11/01/o-limite-do-poder-das-redes
- SACCHITELLO, Barbara. FARIAS, Tais. “Um novo debate: rigor das plataformas sociais ao suspender as atividades do presidente dos EUA, suscita debate sobre o papel regulador no ambiente digital” Jornal Meio e Mensagem, ano XLIII, núm.: 1943, pág. 24,25. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 18/01/2021.
- LAPORTA, Tais. “De onde veio o termo Black Friday e por que várias marcas aboliram a expressão?”, Portal InvestNews, 27/11/2020. LINK: https://investnews.com.br/geral/de-onde-veio-o-termo-black-friday-e-por-que-varias-marcas-aboliram-a-expressao/
- POLLO, Luiza. “Dez anos de Instagram: como a rede social influenciou nossa vida offline”, Portal TAB Uol, São Paulo: Editora UOL, 06/10/2020. LINK: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/06/dez-anos-de-instagram-como-a-rede-social-influenciou-nossa-vida-offline.htm
- ROCHA, Davi. “O dilema das redes sociais é entender como manter o equilíbrio no seu uso”, Portal HuffPost, São Paulo: HuffPost, 10/04/2020. LINK: https://www.huffpostbrasil.com/entry/o-dilema-das-redes-sociais-e-entender-como-manter-o-equilibrio-no-seu-uso_br_5f765411c5b66377b27f9695
- MORA, Rodrigo. “Ajuda ou marketing? Por que montadoras entraram na guerra contra a pandemia”. Portal UOL, seção Carros, São Paulo: Grupo Folha, 03/04/2020. https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/04/03/ajuda-ou-marketing-por-que-montadoras-entraram-na-guerra-contra-a-pandemia.htm
- PEZZOTTI, Renato. “Campanha da Natura mostra beijo lésbico e gera polêmica nas redes sociais”. Portal UOL, seção Mídia e Marketing, São Paulo: Grupo Folha, 14/05/2019, 13h42. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/14/com-beijo-lesbico-natura-causa-polemica-na-internet.htm
- TUCHLINSKI, Camila. “Série 'You': Exposição da vida pessoal na internet alimenta desejo de stalkear”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: Editora OESP, Emais, 19/01/2019, 09:00. LINK: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,exposicao-da-vida-pessoal-na-internet-alimenta-desejo-de-stalkers-saiba-por-que,70002684976
- SARAIVA, Jacilio. “Objetivos além das curtidas”, Valor Setorial - Comunicação Corporativa. Seção: Geral. São Paulo: JornalValor, pág. 6/64 a 66/CAPA, ano 19, núm 4641, 01/12/2018.
- SOLLITTO, André. “Celebridades patrulhadas”, Revista Isto É Dinheiro, São Paulo: Editora Três, Caderno Geral, núm: 2545, pg.:46 a 48, 03/10/2018. LINK: https://istoe.com.br/celebridades-patrulhadas/
- OLIVETTE, Cris. “Consumo de vídeo na Internet favorece pequena produtora”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: Editora OESP, Caderno Oportunidades, pg.:04, 23/09/2018. LINK: https://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/consumo-de-video-na-internet-favorece-pequena-produtora/
- Gecom aborda comunicação na era digital. Programa InterTV Notícias. Montes Claros, MG: InterTV filiada Rede Globo, 14/09/2018. Publicado em http://g1.globo.com/mg/grande-minas/intertvnoticia-grandeminas/videos/t/edicoes/v/gecom-aborda-comunicacao-na-era-digital/7017905/
- Gecom é realizado durante a Fenics em Montes Claros. Programa InterTV Notícias. Montes Claros, MG: InterTV filiada Rede Globo, 13/09/2018. Publicado em http://g1.globo.com/mg/grande-minas/intertvnoticia-grandeminas/videos/t/edicoes/v/gecom-e-realizado-durante-a-fenics-em-montes-claros/7015486/
- ___________. “Estudo revela que influenciadoras brasileiras têm de 15% a 25% de seguidores falsos”. Portal Estadão.com.br, São Paulo: OESP, 01/08/2018, 15:15. https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,estudo-revela-que-influenciadoras-brasileiras-tem-de-15-a-25-de-seguidores-falsos,70002425412
- NAVARRO, Victória. “Marcas e mídias sociais: uma relação em transformação”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 18/05/2018. http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2018/05/18/marcas-e-midias-sociais-uma-relacao-em-transformacao.html
- PACETE, Luiz Gustavo. “Seguidores fakes minam investimento de marcas no Instagram”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 26/04/2017. http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/04/26/seguidores-fakes-impactam-parte-do-investimento-no-instagram.html
- DAMASCENO SILVA, Sérgio. “Instagram e YouTube são as estrelas da hora para as marcas”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 06/02/2018. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/02/06/instagram-e-youtube-sao-as-estrelas-da-hora-para-as-marcas.html
- DAMASCENO SILVA, Sérgio. “A Hora das Estrelas”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIX, núm.: 1796, pág. 22. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 05/02/2018.
- TUCHLINSKI, Camila. “O Mentalistas analisa a personalidade do indivíduo através das redes sociais”. Portal Estadão.com.br, São Paulo: O Estado de S. Paulo, 30/01/2018. LINK: http://brasil.estadao.com.br/blogs/estadao-podcasts/o-mentalistas-analisa-a-personalidade-do-individuo-atraves-das-redes-sociais/
- ________. Mídias Sociais e sua relação com os outros meios de comunicação. Programa Mídia em Foco. São Paulo: EBC - TV Brasil. Com a participação de Carolina Terra, Caru Schwingel, Eric Messa e Flávio Ferrari. Publicado em https://youtu.be/hCPmIa5gyMY
- MORAES, Luiza. “Opinião pública vem fazendo barulho nas redes sociais por conta de 2 fatos bem diferentes”. Programa Jornal da Cultura - 2ª Edição, São Paulo: TV Cultura, 04/09/2017 - 21:40.
- JULIO, Karina. “Fraude no Instagram alerta mercado”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 28/08/2017. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/08/28/fraude-entre-microinfluenciadores-no-instagram-alerta-mercado.html
- CRISCUOLO, Isaque; MONTEIRO, Thais; NAVARRO, Victoria. “Micros com influência de macro”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIX, núm.: 1772, pág. 22-24. São Paulo: Editora Meio e Mensagecm, 07/08/2017.
- “Cobertura BH Social Media”. Programa Rede Midia, Belo Horizonte: Rede Minas TV, 30/5/2017. https://youtu.be/wtwHWl25Qjc
- PACETE, Luiz Gustavo. “Tá difícil competir, Netflix”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 22/5/2017. http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/05/22/ta-dificil-competir-netflix.html
- _______. “Cadê a minha resposta?”. Portal Cliente SA. São Paulo: ClienteSA, 03/05/2017. (http://callcenter.inf.br/estatisticas/64343/cade-a-minha-resposta/ler.aspx)
- DANIEL, Marcelo. “1,2,3... Play!”. Revista Negócios da Comunicação, edição 90, ano XII, pág. 62 - 64. São Paulo: Editora CECOM, 03/2017. (https://app.magtab.com/leitor/878/edicao/17189)
- ROCHA, Roseani. “Vivendo e Aprendendo”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVIII, núm.: 1749, pág. 20. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 27/02/2017.
- PACETE, Luiz Gustavo. “O Preço de um Snap”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVIII, núm.: 1747, pág. 25. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 13/02/2017.
- ZIRONDI, Mariana. “Aplicativos mudam modelos de negócios em grandes cidades”. Jornal Propaganda & Marketing. São Paulo: Editora Referência, acessado em 24/01/2017. LINK: http://propmark.com.br/parabens-sao-paulo/aplicativos-mudam-modelos-de-negocios-em-grandes-cidades
- “O desempenho das marcas nas redes”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 23/01/2017. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/01/23/o-desempenho-das-marcas-nas-redes-sociais-em-2016.html
- “Clique ao alvo. Delimitar público-alvo na rede social é fundamental para marketing digital”. Folha de S. Paulo, caderno Mercado, pág A18. São Paulo: Editora FOLHA, 16/01/2016. LINK: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1849667-delimitar-publico-alvo-na-rede-social-e-fundamental-para-marketing-digital.shtml
- PACETE, Luiz Gustavo. “O que será tendência digital em 2017?”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 02/01/2017. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/01/02/o-que-sera-tendencia-digital-em-2017.html
- “Tempo de resposta do e-commerce nas redes sociais sobe no 3º trimestre”. Portal G1, São Paulo: Editora Globo, 09/11/2016 11h47 - Atualizado em 09/11/2016 11h59. LINK: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/11/tempo-de-resposta-do-e-commerce-nas-redes-sociais-sobe-no-3-trimestre.html
- HENRIQUE, Arthur. “Plataformas de shows e outros eventos ao vivo ajustam modelo de negócios”. Jornal DCI. São Paulo: Panorama Diário Comercial e Publicidade, 05/08/2016. LINK: http://www.dci.com.br/servicos/plataformas-de-shows-e-outros-eventos-ao-vivo-ajustam-modelo-de-negocios-id565016.html
- PACETE, Luiz Gustavo. “Venda do Yahoo ainda é incógnita”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 19/07/2016. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/07/19/venda-do-yahoo-ainda-e-incognita.html
- PRADO, Laís. “Propaganda reality show”. Clube Online, São Paulo: Clube de Criação, 10/06/2016. LINK: http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/propaganda-reality-show/
- PACETE, Luiz Gustavo. “O que está em jogo na regulação do VOD”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 10/03/2016. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2016/03/10/O-que-estA-em-jogo-na-regulacao-do-VOD.html
- ZIRONDI, Mariana. “Do YouTube ao SnapChat, elas têm o poder de influenciar”. Jornal Propaganda & Marketing, pág. 44-45. São Paulo: Editora Referência, 07/03/2016.
- PEREIRA, Eliane. “Uma rede para chamar de sua”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVII, núm.: 1685, Caderno ESPECIAL CEOs, pág. 80-85. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 09/11/2015.
- YURI, Débora. “O Brasil que Curte”. Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Especial Folha Top Of Mind, pág. 48. São Paulo: Plural Editora, 27/10/2015. LINK: http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2015/10/1696652-facebook-ocupa-25-do-tempo-que-os-internautas-brasileiros-passam-on-line.shtml
- TURLÃO, Felipe e CRISCUOLO, Isaque. “A vida depois do oba-oba”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXV, núm.: 1675, Caderno ESPECIAL, pág. 10-16. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 31/08/2015.
- PACETE, Luiz Gustavo. “Google: reestruturação protege a marca”. Portal Meio e Mensagem, São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 11/08/2015. LINK: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/08/11/Google--reestruturacao-favorece-novos-negOcios
- ZIRONDI, Mariana. “Mídias digitais revolucionam”. Jornal Propaganda e Marketing, pág. 154. São Paulo: Editora Referência, 18/05/2015.
- NUNES, Geraldo. “Coordenador do núcleo de inovação em mídia digital da FAAP Erik Messa conta como se deu a evolução na internet no Brasil”. Rádio Estadão, Estadão Acervo. São Paulo: Rádio Estadão, 10/05/2015, 07h32.
- TEIXEIRA, Alexandre. “A Era do Compartilhamento”. Jornal Meio e Mensagem, pág. 20-32. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 13/04/2015.
- DA SILVA, Sandra Regina. “Vc tá vendo o q?”. Jornal Meio e Mensagem, Especial TV por Assinatura, pág. 23-25. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 04/08/2014.
- PORTIOLLI, Mirella. “Uma nova companhia no sofá.”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXVI, núm.: 1607, pág. 34. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 26/04/2014.
- YURI, Debora. “Viagem à mão: Pilotos, blogueiros e especialistas em tecnologia indicam app para viajar”, Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo: Folha de S. Paulo, cad. Turismo, pág.: F12/F13, 24/04/2014.
- URSINI, Nathalie. “Me Adiciona no WhatsApp”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXV, núm.: 1588, pág. 18. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 02/12/2013.
- MENDONÇA, Camila. “O Google sabe”. Revista Shopping Centers, núm. 185, pág. 70-72. São Paulo: Editora Abrasce, 01/11/2013.
- LADEIA, Bárbara. “Facebook não entrega o que promete em ações de marketing, diz Forrester”. Portal IG, caderno Economia, 01/11/2013.
- COPPOLA, Raissa. “Dos Gabinetes para as Redes”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXV, núm.: 1579, pág. 44. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 30/09/2013.
- SAAD NETO, José e PYR, Marcondes. “Os 50 mais inovadores do marketing brasileiro”. Revista ProXXIma: Innovation Issue, ed03, 2013 pág 42-83. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 09/2013.
- MURAD, Fernando. “É para Vender ou Conversar?”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXV, núm.: 1576, pág. 33. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 09/09/2013.
- ZUINI, Priscila. “5 atitudes que prejudicam sua empresa nas redes sociais”. Portal da Revista Exame, Editora Abril. São Paulo, 03/09/2013.
- BRITTO, Paulo. “Agências buscam especialistas em novas linguagens”. Jornal Valor Econômico, cad. Especial, pg.: F14. São Paulo, 30/agosto/2013.
- DEMARIO, Camilla. “Mil e Uma Utilidades”. Revista Imprensa, ano: 26, núm.: 292. São Paulo: Editora Imprensa Editorial, agosto/2013.
- BOTTONI, Fernanda. “Os novos professores”. Revista Proxxima digital, núm.: 69_02. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, agosto/2013.
- TURLÃO, Felipe. “Da Big Idea para o coração das pessoas”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXV, núm.: 1569, pág. 16-17. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 22/07/2013.
- RICCIARDI, Alex. “Interagindo via embalagens”. Revista Pack, núm.: 182, ano 15, pág. 34-37. São Paulo: Editora Banas, 10/2012. (versão html)
- Macedo, Alexandrina. “É hora de rever a presença na internet”. Revista Proxxima, núm.: 41, pág. 42 - 48. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 07/2012. (versão html)
- TORRES, Bruna. “Redes Sociais. Como escolher?”. Portal Click Conta Bradesco, visitado em 22/05/2012. (versão html)
- MORENO, Ana Carolina. “Guia de carreiras: publicidade”. Portal Globo G1, visitado em 22/05/2012. (versão html)
- ROCHA, Roseani. “Atender o cliente ou apagar incêndio?”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1509, pág. 26. São Paulo: Editora Meio e Mensagem, 14/05/2012.
- DEMETRIO, Amanda. “Compra do Instagram mostra que Facebook se volta à internet móvel”. Portal G1. São Paulo: Globo, 10/04/2012. [versão html]
- MILHOME, Deborah. “´Desencontro começa amanhã”. Portal Diário do Nordeste. Fortaleza: Diário do Nordeste, 28/03/2012. [versão html]
- “As brand pages do Twitter”. Site ContaFio. São Paulo: site ContaFio, 04/01/2012. [versão html]
- CIRILO, Reinaldo. “Entrevistamos o Professor de Comunicação e Marketing @EricMessa”. Site Amo MKT. São Paulo: site Amo MKT, 08/12/2011. [versão html]
- SBARAI, Rafael. “Dinheiro público para quê?”. Portal Veja Online. São Paulo: Revista Veja, 05/08/2011. [versão html]
- MARIN, Tauana. “Redes Sociais beneficiam empresas”, Jornal Diário do Grande ABC, Santo André: Diário do Grande ABC, Cad. Economia, pg.:04, 01/08/2011.
- VILLAPANDO, Jeniffer. “Universidades demandam alunos, mas não dão conta do recado”, Revista AdNews, São Paulo: Editora Burti, núm: 3, pg.:94-99, 04/2011.
- PEDROZO, Mariana. “24 horas on-line”. Jornal Metro. São Paulo: Ed. Metro, pág.: 10, 27/04/2011.
- “Como trabalhar o pós-venda nas redes sociais?”. Portal Santander Empreendedor. São Paulo: Santander, 20/04/2011.
- CASTELLON, Lena.“Opinião em novo formato”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXIII, núm.: 1455, pág. 32. São Paulo: Meio e Mensagem, 18/04/2011.
- SPINELLI, Kelly Cristina. “Amigos de valor”. Revista GOL. São Paulo: Ed. Trip, num. 109, pág.: 81-86, 04/2011.
- CALVETTI, Fábio. “Guia de sobrevivência (amorosa) no Facebook”. Revista VIP. São Paulo: Ed. Abril, num. 312 pág.: 122-123, 03/2011. [versão html]
- CASTELLON, Lena e FURTADO, Jonas. “No Centro da Estratégia”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXII, núm.: 1446, pág. 30-31. São Paulo: Meio e Mensagem, 14/02/2011.
- TAMOTO, Rejane. “Empresas e redes sociais, cada vez mais perto”. Jornal Diário do Comércio, cad. Economia, pág. 16. São Paulo: Diário do Comércio, 13/01/2011. [versão html]
- SBARAI, Rafael. “Facebook vai sofrer para bater Orkut no Brasil”. Portal Veja Online. São Paulo: Revista Veja, 26/11/2010. [versão html]
- “Mercado em mídias sociais exige profissional multidisciplinar”. São Paulo: Portal Terra, 17/11. [versão html]
- FREITAS, Ana.“Early Adopter se difere por conhecer o assunto”. Jornal O Estado de São Paulo, cad. Link, pág. L7. São Paulo: OESP, 15/11/2010. [versão html]
- TRINDADE, Eleni.“Use a Internet a seu favor”. Jornal da Tarde, cad. Empregos, pág. 2E. São Paulo: OESP, 01/11/2010.
- CALVETTI, Fábio. “Face a Face com Bilhões de Dólares”. Revista VIP. São Paulo: Ed. Abril, num. 307, pág.: 130-134, 10/2010.
- FERNANDES, Willian.“Twitteiros por profissão. Cursos capacitam futuros analistas”. Jornal Entrevista - Unisantos, cad. Trabalho, pág. 08. Santos: UniSantos, out/2010.
- CASTELLON, Lena. “Será o Facebook?”. Jornal Meio e Mensagem, ano XXXII, núm.: 1427, pág. 22. São Paulo: Meio e Mensagem, 13/09/2010. [versão html]
- CARVALHO, Eduardo. “Redes sociais viram vitrine para produtos e estratégias”. Jornal O Vale, edição 00139, pág. 12. São José dos Campos: O Vale, 12/09/2010. [versão html]
- SBARAI, Rafael.“A barulhenta invasão brasileira no Twitter”. Portal Veja Online. São Paulo: Revista Veja, 03/09/2010.
- MACHADO, Roberto. “Veja 10 erros a serem evitados nas redes sociais”. Portal Universia. São Paulo: Universia, 03/09/2010.
- TURCI, Fábio Turce PAIVA, Roberto. “Redes sociais ajudam empresas a criar empregos”. Jornal da Globo. São Paulo: Rede Globo, edição de 16/08/2010. [vídeo]
- LEAL, Renata. “Direto do Twitter”. Revista INFO. São Paulo: Ed. Abril, num. 294, pág.: 32-38, 08/2010.
- REIS, Adriana. “A Comunicação na Era Digital”. Revista SESC TV, edição 40, pág. 8-9. São Paulo: Ed. SESC SP, jul/2010. [versão html]
- JORDÃO, Claudia. “Receitas de Cama e Mesa”, Revista Isto É , São Paulo: Ed. Três, num.: 2121, ano 34, pág.: 58, 07/07/2010.
- “Redes Sociais caem no gosto do Internauta Brasileiro”, Revista Problemas Brasileiros, São Paulo: Editora Sesc/Senac, núm: 399, pg.:40 - 43, 06/2010.
- “De olhos abertos no ciberespaço”, Revista Somos (Telefonica), São Paulo: Telefonica, núm: 08, pg.:04-05, 05/2010.
- “Contra-ataque virtual”, Revista Ensino Superior, São Paulo: Editora Segmento, núm: 136, ano 2, pg.:24, 01/2010.
- “Novas tecnologias ajudam na busca por informações sobre o blecaute”, Rádio Eldorado, São Paulo, SP, 11/11/2009.
- “Seguidores de VEJA.com testam “novo” Orkut”, Portal Veja, São Paulo: Abril, Ciência e Tecnologia, acessado em 05/11/2009.
- “Na prancheta”, Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo: Folha de S. Paulo, cad. Informática, pág.: F8, 30/09/2009.
- “Celular: guerra de promoções”, Jornal da Tarde, São Paulo: OESP, cad. Seu Bolso, pág.: 6B, 26/09/2009.
- “Faap terá parte das aulas a distância”, Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo: Folha de S. Paulo, cad. Vestibular, pág.: 06, 25/05/2009.
- “Decifre o QR Code”, Jornal Correio Braziliense, São Paulo: Diário Associados, cad. Informática, pág.: I1, I3, 12/05/2009.
- “O QR Code traz um jeito novo de acessar informações pelo celular”,Revista Info, São Paulo: ed. Abril, pág.: 80-84, 03/2009.
- “O uso pedagógico do Blog ”, Portal EducaRede, São Paulo, visitado em 26/01/2009.
- “Mídia, educação e publicidade usam micromensagens”, Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo: jornal Folha de S. Paulo, cad. Informática, pág.: F4, 23/04/2008.
- “Entrevistas sobre o Twitter”, Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo: jornal Folha de S. Paulo, blog Circuito Integrado,http://tinyurl.com/44aokz, visitado em 23/04/2008.
- “Serviço só é bom se for útil”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, cad. Link, pág.: L4, 21/04/2008.
- “Viral pode ser ético?”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Caderno Link, pág.: L07, 13/08/2007.
- “Pirataria de livros na internet”, Programa “Você é Curioso?”, apresentação Marcelo Duarte e Silvânia Alves. São Paulo: Rádio Bandeirantes AM, 08/04/2006, 10h30.
- “MPB na Rede”, Revista Veja SP, São Paulo: Abril, , pág.: 36, 11/05/2005.
- “Um site de MPB para facilitar a vida de colecionadores”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Caderno 2, pág.: D10, 02/05/2005.
- “Aceita um convite para entrar no Orkut?”, Revista Época, São Paulo: Globo, Edição Especial Tecnologia, pág.: 36, 31/05/2004.
- “Depois da aula, a Internet.”, Revista Ensino Superior, São Paulo: Ed. Segmento, ano 5, núm.: 52, pág.: 36, 01/2003.
- “Escolas liberam conteúdo de aulas na Internet”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I1 e I3, 18/11/2002.
- “Publicitários apostam no e-mail marketing”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I3, 25/02/2002.
- “Professores criam sites com conteúdo didático”, Jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo: OESP, Cad. Informática, pág.: I1 e I3, 18/11/2002.
- “Gravatas Púrpuras”, Revista ISTO É Dinheiro, São Paulo: Ed. Três, núm.: 305, pág.: 67, 02/07/2003.
Assinar:
Postagens (Atom)